Carioca, 21, estudante de direito

19 de jan de 2017


Diário de Intercâmbio: Chegada na Alemanha e 1º Ano Novo fora do Brasil

Oii, gente! Depois de meses sem postar nada em parte por causa da correria do dia a dia, em parte por falta de criatividade mesmo, tô de volta pra contar um pouquinho sobre o intercambio que estou fazendo agora e sobre as viagens que surgirão daí!

Na verdade, estou fazendo um intercambinho, já que não vai durar taanto tempo quanto um intercâmbio geralmente dura. São só 6 semanas de curso (já perceberam que eu queria ficar mais, né? Mas em breve eu volto hahaha) de Alemão intensivo (aula todo dia :O) numa cidadezinha no sul da Alemanha, quase na Suíça e esbarrando na França, chamada Freiburg im Breisgau (é pra não confundir com a outra Fribourg, na Suíça, pra você ver a proximidade).

Já mandando os paranauês ("dica" em carioquês moderno): consegui esse curso através do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, DAAD. Ele se chama Winterkurs (Curso de Inverno) e todos os anos seleciona vários graduandos, mestrandos e doutorandos para participar do curso e receber uma bolsa. Todas as informações sobre a bolsa, os critérios de escolha e requisitos vocês encontram aqui nesse link.

Dito isto, vamos para o primeiro capítulo do meu diário de intercâmbio! Eu tô muuuuuito animada em estar por aqui! Não é a primeira vez que venho pra Alemanha, nem a primeira vez que faço um curso de língua aqui, mas é com certeza a maior aventura de todas, pois pela primeira vez vou ficar por mais tempo (quase dois meses) e dessa vez não estou num hotel, e sim numa residência estudantil muito diferente do que estava acostumada (vou contar tudo sobre isso num próximo post!)


Diário de Intercâmbio - Capítulo 1: Ano Novo em Bremen



Euzinha partindo pra maior aventura da minha vida já com o casacão na mão!







A primeira coisa diferente que fiz nessa viagem já veio logo no comecinho! Como as passagens estavam mais baratas vindo ainda em Dezembro, cheguei na Alemanha no dia 30 e passei a virada do ano pela primeira vez fora do Brasil e sem meus pais (saudaaades <3) e foi MUITO incrível!!


Chegando em Bremen, o finalzinho do Mercado de Natal me recepcionou muito bem!

Ainda no clima do Natal, também amei ver um pinheiro de verdade todo enfeitado na sala da casa das minhas amigas alemãs! É muuito diferente do que a gente tá acostumado no Brasil, porque não é de plástico, mas sim é uma árvore no meio da sua casa! Adoraria fazer isso pelo menos uma vez (o chato é matar a árvore só pra isso todo ano, né? Nesse sentido, talvez usar uma árvore de plástico por anos seja mais ecologicamente correto... Mas lá é tradição mesmo!)

Pinheiro de Natal de verdade, na casa das minhas amigas alemãs <3 (da série: não tem nada disso no Brasil hahaha)


A virada de ano...


O Ano Novo na Alemanha é MUITO diferente do que estou acostumada no Rio de Janeiro. Pra começar, a festa foi super tranquila, mas isso porque minha amiga Clara, que mora em Bremen, me levou pro aniversário da sua melhor amiga e ficamos lá bebendo e comendo até a hora da virada.

Pra assistir os fogos, fomos para uma ponte que cruza o rio principal da cidade, o Weser (ou Vesúvio em português). Só que eu achava que quem iria soltar os fogos seriam os barcos, como em Copacabana, né... Que nada!! Quem solta é a gente mesmo! A galera sai correndo bêbada e louca nas ruas, monta um foguete no chão, acende com o isqueiro e solta em qualquer lugar! No começo morri de medo, mas depois me empolguei também e me diverti muuuito nessa noite :D
Eu muuito animada e os fogos ali atrás no chão, muito louco!!

Estrelinhas :D

Fizemos a festa em Bremen!!


Infelizmente, não tenho tantas fotos da virada nem dos fogos porque meu celular resolveu dar pau bem nesse momento e desligou do nada. Como eu tava sem carregador externo por perto, pedi pra minha amiga tirar essas fotos e foram as recordações que ficaram dessa noite maravilhosa!!

Amei passar o ano novo fora do Brasil e quero repetir outras vezes nas próximas viagens com certeza!

Deixo como dica e conselho, aliás, que vocês visitem Bremen, no norte da Alemanha, pertinho de Hamburgo, principalmente em dezembro, perto do Natal, quando a Alemanha inteira e os países da região se enfeitam e surgem os lindíssimos Mercados de Natal. Infelizmente cheguei tarde, mas já tô planejando voltar com certeza :D

Pra quem tá pensando em fazer intercâmbio e tá com medo de vir sozinho ou sozinha (e super entendo as meninas que têm esse medo, porque também tive), aconselho muuuito a vir! Estou aqui há dez dias e já estou muuuito mudada! Além disso, não passei (ainda) por nenhum perrengue ruim.

 Nos próximos posts vou contar pra vocês sobre essas mudanças e também vou mostrar o roteiro que minha amiga e eu fizemos em Berlim logo depois do ano novo!

Espero que tenham gostado desse post curtinho que anuncia o meu retorno ao blog, que espero que seja eterno <3


Grande beijo e Feliz 2017!!! Que esse ano seja maravilhoso pra todos nós!



0

0 comentários:

 

No Instagram